19 de Abril de 2018

Presidente do Sindesp apresenta Projeto Cidade Inteligente em reunião do Cidep

O objetivo é solucionar uma das maiores preocupações dos palmenses, a segurança pública da Cidade

Joseph em apresentação na Acipa

O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) se reuniu na tarde dessa quarta-feira, 18, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) para apresentação da proposta do Projeto Palmas Inteligente.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores, de Cursos de Formação e de Segurança Eletrônica do Estado do Tocantins (Sindesp-TO), e também diretor da Acipa, Joseph Madeira, fez a apresentação inicial do projeto e explicou que um dos principais fundamentos é atender os anseios da população no que diz respeito à segurança e qualidade de vida, através do monitoramento da cidade e respostas rápidas do poder público.

O projeto consiste na unificação da gestão de eventos, chamados e ocorrências em uma Central de Comando e Controle, que contará com um sistema integrado de monitoramento através de câmeras de vídeos, sensores de intrusão, alarme, incêndio meteorológicos entre outros, além de diversos outros aparelhos de captação de informação. A exemplo prático, um acidente entre veículos que ocorra na Avenida Teotônio Segurado, ao ser registrado pelas câmeras do sistema integrado emitiria alarmes com a informação para a Central, que faria a gestão do despacho de todas as agências necessárias, como Polícia, Samu, Bombeiros, e IML.

Após apresentação do projeto aos demais membros do conselho, foi aprovada a criação de uma Câmara Técnica, que irá estudar a viabilidade da implantação desse projeto, uma vez que ele foi pensado como um modelo de parceira público-privada, na qual as empresas entrariam com a oferta do serviço e o poder público com a fiscalização.

Para Joseph Madeira, as expectativas são positivas. "Cumprimos aqui uma importante etapa do processo, com esta apresentação ao Cidep. Este é um projeto de alta relevância, que visa beneficiar a população como um todo e que, para chegarmos ao formato apresentado, demandou um considerável esforço e investimento da nossa parte, dentro do nosso propósito de somar, cooperar e contribuir", concluiu Joseph, ressaltando que defende o projeto não apenas como empresário e líder classista, mas principalmente como um cidadão Palmense.